WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ultimas noticias
ultimas noticias

link conquista


gideao

Brasileiros desenvolvem sistemas que automatizam uso da seta e luz de freio

Já disponível no mercado, a linha Smart Light auxilia condutores nas conversões e redução de velocidade.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Manter a distância segura é o que muitas pessoas desejam, mas na hora de diminuir a velocidade muitos condutores apenas deixam de acelerar, eles não acionam os freios do carro ou da moto e a ausência das luzes de freio, pode gerar riscos de acidentes: o condutor que vem atras pode não perceber a desaceleração e vir a colidir na traseira, 62% dos acidentes nas rodovias de São Paulo acontecem nessas situações. Daí a necessidade de sob qualquer mínima desacelerada os freios serem utilizados pois, as luzes traseiras também são uma maneira eficiente de sinalização aumentando o tempo de reação no veículo de trás.

E foi pensando nessas situações de perigo, que três jovens brasileiros inventaram dispositivos que diminuem esses riscos para carros, motos e veículos de grande porte. No momento em que se deixa de acelerar, a linha Smart Light –  Smart Light para carros e o Smart Moto para motos – aciona automaticamente as luzes de freio, reduzindo a probabilidade de colisões traseiras e mesmo laterais. A inventora Carolina Heimann explica que os equipamentos funcionam de forma “semelhante aos carros de F1 que acabam sinalizando quando o carro esta desacelerando sem que ele esteja, efetivamente, freando para que quem venha atras tenha um maior tempo de reação.”

Colocando a seta para funcionar

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

O mais recente lançamento da linha Smart Light é o Smart Box que segundo a Evolucar, empresa criadora dos sistemas, se trata da soma da função de desaceleração com outro importante serviço para os condutores menos atentos. Detectando as manobras laterias, o sistema automaticamente aciona as luzes indicatoras de direção (setas) do carro. “Ele consegue pegar variações de movimento” esclarece o estudante Pedro Delponi. Os sistemas já estão disponível no mercado, mas é importante saber que não se deve apenas depender da automação: manter distância do veículo da frente e sinalizar as intenções, inclusive a desaceleração, são atitudes fundamentais para a segurança no trânsito.

Thierry Cintra Marcondes, CEO da Evolucar, revelou em um bate-papo com o Blog Transitar, que já está em fase de testes uma nova invenção que pretende atender as motos, reduzindo os pontos cegos dos motociclistas. “Promover um trânsito mais seguro é dever e direito de todos” afirma. Conheça melhor a linha Smart Light Evolucar clicando AQUI.

Com informações do Auto Esporte.

1 resposta para “Brasileiros desenvolvem sistemas que automatizam uso da seta e luz de freio”

Deixe seu comentário

manual fiscalizacao transito



ultimas noticias
outubro 2015
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
WebtivaHOSTING | webtiva.com . Webdesign da Bahia